fbpx

Clareamento Dental

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida ao longo de tempo em decorrência de diversos fatores. Promove também o clareamento dos dentes originalmente mais escurecidos.

Por que realizar esse tratamento?

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Dessa forma, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:

Clareamento caseiro: A maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, sendo assim o clareamento caseiro requer mais paciência porque leva mais tempo para se obter resultados do que o realizado em consultório. Ele é feito com o auxílio de moldeiras de silicone preenchida com um gel clareador e tem que ser aplicado todos os dias durante duas semanas ou de acordo com a indicação do dentista.

Clareamento realizado no consultório: Esse método de clareamento é realizado exclusivamente no consultório, utilizando um gel com concentração maior de ativo clareador. O tratamento a laser traz efeitos de forma mais efetiva e rápida, podendo levar de uma a três sessões.

Esse tratamento não é aconselhável para menores de 16 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas que têm manchas nos dentes causadas pelo uso de tetraciclina e pessoas que sofrem de sensibilidade nos dentes.

Da mesma forma, o resultado não é efetivo em pessoas quem possuem muitas restaurações (porque os agentes clareadores não funcionam sobre resina).

Cuidados após a realização do clareamento dental

Durante o clareamento, deve-se evitar fumar e o consumo de alimentos, tais como:

  • Cenoura, beterraba, brócolis e espinafre;
  • Café;
  • Chá;
  • Vinho tinto;
  • Sucos e refrigerantes.

Benefícios do clareamento dental

O principal benefício do clareamento dental é o bem-estar do paciente com sua aparência.

É preciso fazer o clareamento dental mais de uma vez na vida?

O clareamento não é feito por necessidade, mas por motivação pessoal. Com a idade, os dentes escurecem e isso ocorre porque o esmalte se desgasta, tornando a dentina (tecido que está por baixo e que determina a coloração dental) mais visível. A dentina vai se tornando mais densa, o que deixa os dentes mais escuros. Por causa disso, algumas pessoas gostam de repetir o clareamento depois de alguns anos.